Sal de Baunilha 5/5 (1)

Sal e açúcar são os dois elementos principais da culinária mundial e, mesmo tão distintos, dão muito certo quando são usados juntos. Quem nunca amenizou a acidez de um molho de tomate com um punhado de açúcar? Um prato salgado tão famoso quanto a macarronada fica ainda mais saboroso com essa pitada de doce. O contrário também funciona – em receitas de sobremesa, o sal é utilizado pois consegue equilibrar o açúcar e evitar que o sabor fique doce em excesso.

A história da baunilha

Levando em conta o sucesso dessa mistura, foi criado um produto único e sofisticado: o Sal de Baunilha. E ele não tem nada a ver com aquela essência que encontramos no supermercado. Para entender do que se trata, primeiro vamos conhecer melhor a baunilha.

Originária do México, a baunilha é a fava de um tipo de orquídea de perfume adocicado que seduziu o mundo inteiro. Desidratada, ela se tornou um dos ingredientes mais utilizados na confeitaria, mas o que muita gente não sabe é que seu sabor harmoniza perfeitamente com peixes e frutos do mar, além de fazer parte da composição de muitos curries indianos.

Atualmente, a baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, ficando atrás apenas do açafrão. De 80% a 85% de sua produção é destinada para a confeitaria, enquanto o restante é adquirido por perfumarias. A Baunilha Absoluta, a forma mais concentrada de baunilha natural, é a nota base de longa duração de muitos perfumes consagrados, como o Chanel Nº5. Nesse formato, o quilo da baunilha chega a custar 6 mil dólares.

Como fazer o Sal de Baunilha

sal de baunilha

O Sal de Baunilha, portanto, nada mais é do que a mistura de Fleur de Sel (em português, flor de sal) e das sementes da fava de baunilha. Recomenda-se tirar as sementes de uma fava para cada 100 gramas de sal. Lembre-se de não descartar as favas, pois elas têm muitas utilidades na culinária. Você pode, por exemplo, cortá-las em pedaços menores e guardá-las no açucareiro para ter um açúcar mais saboroso e perfumado. Deixando as favas em imersão em uma bebida alcoólica, você terá seu próprio extrato de baunilha artesanal.

O que é Flor de Sal

Para quem não sabe, a flor de sal é um sal marinho mais delicado (daí o nome, flor) do que o sal grosso ou o sal de cozinha que costumamos usar no dia a dia. Para se ter uma ideia, a cada 80 quilos de sal marinho produzido, apenas um quilo de flor de sal é extraído. Trata-se do sal mais puro encontrado, composto por cristais que se formam na superfície da água e que são recolhidos de forma artesanal para secar ao sol.

flor de sal

Esse sal é mais crocante e suas propriedades e sabor são muito superiores. Mas também é possível fazer o seu Sal de Baunilha em casa utilizando sal rosa ou sal do Himalaia.

Onde usar o Sal de Baunilha

Para se surpreender com esse sabor e textura, experimente temperar massas, cremes e purês com o Sal de Baunilha. Ele também é indicado para finalizar tomates assados, uma bela posta de peixe branco grelhada acompanhada de legumes, ou para dar um toque especial a uma sobremesa de chocolate ou caramelo. Esses pratos não ficarão apenas deliciosos, mas muito perfumados. Promova já esse encontro entre os dois ingredientes mais amados da cozinha!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *