Rendas de açúcar – Receitas e Dicas 5/5 (5)

Quem nunca viu um bolo de casamento ou aniversário com bonitos acabamentos rendados e teve curiosidade de saber como fazer as famosas rendas de açúcar comestíveis.

bolo renda acucar
Pois pode parecer complexo e difícil em um primeiro momento, mas com prática e testes você vai pegar o jeito rapidamente e conseguir preparar para os seus próprios bolos.

molde renda acucar

E como essas rendas de açúcar podem ter uma longa duração, você pode fazer várias e guardar ou até mesmo vender para outras confeiteiras.
Quer aprender tudo sobre elas? Continue lendo e confira tudo!

O que são rendas de açúcar

As rendas de açúcar são parte da decoração de bolos, cupcakes, doces, tortas e até mesmo de bebidas. São como o próprio nome diz, desenhos que dão impressão de serem rendas e por ser feito de glacê e açúcar podem ser comestíveis e derretem junto com os outros ingredientes.

bolo renda acucar
Se você deseja ter uma mesa de bolo e doces bonita e que com certeza será um grande destaque, então investir em usar as rendas de açúcar na decoração vai te ajudar a deixar qualquer bolo mais incrementado e requintado.

bolo renda acucar

bolo renda acucar

Como fazer rendas de açúcar

Existem dois modos de fazer as rendas de açúcar, um mais tradicional e que é usado pela maioria das confeiteiras, mas que pode demorar muito tempo para secar, e outro que é mais rápido e feito com uma mistura que você já compra semi pronta.
Aqui vamos ensinar as duas para que você escolha a melhor para a sua necessidade.

Receita de Renda de Açúcar:

Ingredientes:
5 colheres de sopa de água
1 colher de CMC
1 colher de açúcar de confeiteiro
2 colheres de amido de milho
1 colher de glacê real pronto
Corante para variar nas cores

Modo de preparo:
Primeiramente misture a água e o CMC, deixe até ter uma massa transparente e homogênea. Deixe descansando por alguns minutos para encorpar o CMC e ter consistência.
Depois misture o restante dos ingredientes, sempre mexendo com uma espátula até ter uma massa bem firme, você pode usar a batedeira, mas controle bem a velocidade para não ficar esfarelando depois de pronto.
Essa primeira parte é o glacê flexível, para completar e fazer as rendas de açúcar é necessário ter forminhas próprias para isso e que podem ir ao forno.
Com ajuda de um pincel vai colocando nos moldes o glacê e tirando o excesso, essa massa precisa ficar bem fina, para ter o efeito desejado na hora de usar nos bolos e doces.
É possível deixar secar naturalmente, mas isso pode levar horas, se estiver com pressa, utilize o forno por 10 minutos a 180 graus. Mas não esqueça de olhar o tempo todo, pois essa mistura é muito fácil de queimar.

Fazer rendas de açúcar com massa flex

Para quem deseja mais rapidez na hora de fazer as rendas de açúcar pode-se usar a renda flex, que é a massa semi pronta e que você só precisa de acrescentar água e mais nada.

renda flex
Para 100 gramas do produto, coloque 80 ml de água, e misture até ficar bem homogêneo. Depois coloque nos moldes, leve ao forno por 5 minutos ou até que seque, mas sem queimar e pronto.

Durabilidade
As rendas de açúcar prontas podem ser conservadas por até 3 meses em sacos ziplock, já o glacê flexível pode ficar na geladeira por 15 dias antes de fazer as rendas.

Gostou de saber mais sobre as rendas de açúcar? Deixe um comentário!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *