Receita de Molho Branco Simples

Curso Brigadeiro Gourmet

O molho branco é um acompanhamento capaz de suavizar qualquer tipo de preparação e dar um toque de detalhes aos pratos. Pode ser preparado de tal maneira que as texturas são diferentes, no entanto, os ingredientes são os mesmos.
Quanto a origem, a versão italiana diz que os cozinheiros florentinos de Catherine de Medici (1519-1589) foram os inventores deste molho requintado, mas não há pistas muito corretas.
Dada a falta de consistência da hipótese anteriormente exposta, existe que credita a invenção ao político protestante duque Philippe de Mornay (1549-1623), governador de Saumur e do Sr. de Plessis, que também tem as invenções de molhos, apesar da sua vida agitada de político e governador.
No entanto, as hipóteses não acabam por aí e podem ser entrelaçadas com duas outras que são contadas separadamente, mas que, juntas, têm bastante plausibilidade para se levar em conta.
A primeira diz que o descobridor do molho branco é o Marquês Louis de Bechamel (1603-1703), financiador das campanhas de bacaladeras de Newfoundland e administrador no tribunal de Luis XIV, que foi inventado para acompanhar o bacalhau seco, mas a verdade é que não há registro histórico que indique isso Este homem tinha passatempos culinários além da lógica de um nobre, a simples alimentação.
A outra teoria é que a autoria do molho deve se ao chefe Francois Pierre de la Varenne (1615-1678), cozinheiro de Luís XIV, como contemporâneos de Bechamel. Fundador da clássica cozinha francesa, que escreveu o livro Le Cuisinier Francois em 1651 e onde pela primeira vez há um registro escrito desta receita, que levaria o nome como um elogio ao marquês Louis de Bechamel, algo normal até a muito tempo atrás.
Antigamente, colocar o nome de uma pessoa importante em um determinado prato era comum e atingiu seu pico quando o Império Napoleônico foi dividido em Viena, embora você ainda possa ver coisas assim.
Além da incerteza do criador do molho, pode surgir uma dúvida quanto ao seu preparo, pois existem versões nas quais se incluem diversos ingredientes entre eles pode se citar a maionese, o queijo ralado, entre outros e ainda há a diversidade de condimentos que podem ser inseridos na receita.

Receita de Molho Branco:

Ingredientes
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de amido de milho
500 ml de leite
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Derreta a manteiga em uma panela, adiciona a amido de milho e cozinha mexendo sem parar por um minuto.
Depois, adicione o leite frio, pouco a pouco, sem parar de mexer, no entanto desta vez com maior intensidade.
Com o leite já fervendo, comece a mexer sem parar durante dois a três minutos, o molho branco precisa de muita atenção e é necessário nunca parar de mexer, é aconselhável cozinhar o molho sem ter outras coisas na cozinha para distrair.
Depois que estiver pronto, você pode temperá-lo com sal, pimenta, noz-moscada ou outros condimentos de sua escolha

Receita de Molho Branco Vegano de Inhame

1 Colher (sopa) de óleo de coco refinado
2 dentes de alho, picados finamente
750ml de leite de inhame
400gr de inhame cozido
sal, pimenta branca e noz moscada a gosto

Modo de Preparo:

  1. Bata o leite de inhame com o inhame cozido.
  2. Aqueça uma panela de fundo grosso, adicione o óleo de coco e deixe aquecer.
  3. Coloque o alho e deixe refogar até soltar o aroma, cerca de 30 segundos, adicione o leite batido com o inhame.
  4. Tempere com sal, pimenta branca e noz moscada a gosto.
  5. Mexa bem e deixe cozinhando em fogo médio até engrossar, mexendo de vez enquanto para não grudar no fundo, o que pode acontecer devido ao amido.
  6. Utilize nas suas receitas.

Recomendados Para Você:

Deixe seu comentário