Receita de Ganache de chocolate 4.63/5 (16)

O ganache é uma mistura cremosa de creme de leite e chocolate. É muito utilizada como cobertura de bolos, cupcakes e outros preparos em confeitaria. A mistura deve ser mexida até que o chocolate ganhe uma textura suave.

Caso deseje pode ser adicionado à mistura essências de sua preferência ou mesmo licores, dependendo do destino final da mistura.

receita de ganache

O tipo de chocolate a ser usado, assim como o uso do ganache, se para recheio ou cobertura, altera a proporção entre o creme e o chocolate.
Esta mistura, quando resfriada, pode ser batida para ganhar volume e servir melhor como cobertura de bolos. Entretanto, se muito gelado, pode endurecer demais e ficar inutilizável para este fim.

O ganache é uma calda clássica da cozinha francesa que faz muito sucesso entre os confeiteiros.

Pode-se se encontrar alguma dificuldade em sua elaboração quanto à proporção da calda, o ponto de derretimento do chocolate ou a consistência final. Contudo, o bom senso pode ser de muita ajuda.

No caso de pensar no ganache para uso como recheio o ideal é uma textura mais leve. O paladar da massa de bolo combina com um recheio fluido. (confira aqui 10 receitas de recheios famosos para bolo).

Já no caso de coberturas o melhor é um ganache mais encorpado para fixar o formato final do seu confeito.

Confira como preparar de forma simples e rápida a calda de ganache

Receita de Ganache de Chocolate

ganache de chocolate

Ingredientes:
Chocolate (150 g de chocolate ao leite ou meio amargo)
Creme de leite fresco (200 g)
Manteiga (1 colher de sopa)

Modo de fazer:
O chocolate escolhido num recipiente de vidro no micro-ondas com potência máxima pela duração de 1 minuto.
Derreta a manteiga

Verifique se o chocolate no micro-ondas derreteu por completo, se não deixe por mais 30 segundos até que derreta por completo.

Depois disto em uma vasilha aqueça o creme de leite em fogo abaixo e vá adicionando o chocolate e posteriormente a manteiga até obter um creme homogêneo.

bolo ganache chocolate

Fácil, não é? Ele pode variar segundo seu gosto pessoal, como na escolha do chocolate. A textura é algo muito importante, por isso não perca a mistura de vista. Mexendo sempre em fogo baixo e observando o ponto de homogeneidade.

Se estiver cozinhando em quantidade lembre-se do que se perde no recipiente utilizado. Por isso adeque sempre a sua receita para um tanto além.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Receita de Ganache de chocolate”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *