Qual é a melhor forma de conservar os ovos 5/5 (2)

Os ovos são uma rica fonte de proteínas, mas o que muitas pessoas não sabem é que eles possuem um prazo de validade curto e por isso é preciso saber como conservar-los de maneira adequada para não perder as suas propriedades.

Existem diversas maneiras de como conservar ovos, inclusive fazendo conservas com especiarias para prolongar seu tempo de consumo e também incrementar seu sabor.

como conservar ovos

Aqui vamos mostrar diversas maneiras de conservar os ovos, sejam eles in natura, cozidos ou até mesmo quando você for usar de imediato apenas uma parte deles.

Quer saber como é possível? Continue lendo e confira!

Como conservar ovos na geladeira

Quando compramos os ovos no supermercado, apesar de eles terem data de validade a verdade é que muitas vezes nem observamos esse detalhe e acreditamos que apenas guardar na geladeira é suficiente para usar pelo período que quiser.

Mas a verdade é que os ovos possuem validade sim, e duram em média 30 dias depois que são produzidos pelas galinhas.
Portanto, quem consome pouca quantidade, não é recomendado que se compre muitas unidades de ovos, pois eles podem ficar velhos, mesmo guardando na geladeira.

Outra informação importante é que os ovos conservados na geladeira, devem evitar de serem colocados na porta, pois o abrir e fechar várias vezes faz com que exista uma mudança de temperatura que pode prejudicar a qualidade e propriedades dos ovos.
Mesmo que os suportes para ovos são localizados na porta das geladeiras, o melhor local para deixá-los é nas prateleiras mais baixas.

Como conservar ovos abertos

Muitas vezes temos receitas que pedem apenas para utilizar a clara ou gema dos ovos, nesse caso pode gerar aquela dúvida, o que fazer com a outra parte? Jogar fora muitas vezes gera um grande desperdício, principalmente se for grandes quantidade. Por isso é necessário saber como armazenar de maneira correta para que você possa utilizar nos próximos dias.

conservar ovos abertos
É muito simples fazer essa conservação, basta que você tenha um pote de vidro limpo e com fechamento hermético. Coloque ali a clara ou gema do ovo e guarde na geladeira.


A gema pode ser conservada por até 4 dias e a clara por 7 dias, se você não usar nesse período descarte o alimento.

Ovos de codorna

Um tipo de conserva muito famoso é dos ovos de codorna, que inclusive se tornam ótimos tira-gostos e entradas de pratos.

conserva ovo codorna
Para fazer a conserva a fim de já consumir diretamente o alimento depois é preciso de alguns ingredientes que vão ajudar não apenas a conservar ovos de codorna cozidos, mas vão lhes proporcionar um excelente sabor.
Ingredientes:
vinagre branco
água
sal
pimenta calabresa
orégano
pimenta do reino

Como fazer:
Em um recipiente de vidro e com tampa despeje o vinagre branco até a metade, depois coloque água para completar. Coloque todos os outros ingredientes que são o tempero e mexa bem. Depois coloque os ovos de codorna descascados e guarde tampado na geladeira até o momento de servir.
Essa conserva pode durar de 10 a 15 dias, e você pode consumir como aperitivo, saladas ou outras maneiras que preferir.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *