Pirulito de cristal – saiba tudo sobre essa tendência Ainda não avaliado.

Uma tendência que vem invadindo as festas infantis , é  a dos pirulitos de cristal. Eles nada mais são que pirulitos de açúcar transparentes  que dão o aspecto de um cristal, por isso o nome. O mais legal dessa tendência é que, por serem transparentes é possível customiza-los de diversas maneiras e o resultado é incrível, é só usar a imaginação!

pirulitos de cristal isomalte
Caso você nunca tenha ouvido falar sobre essa tendência, ou se quer saber mais para aprender a fazer, continue lendo que vamos contar tudo!

O que é o pirulito de cristal?

São pirulitos que tem uma aparência transparente e fina,   o que deixa a impressão de um cristal. Eles podem ser feitos com açúcar ou com isomalte, que é um caramelo sem açúcar e por isso não tem influência no sabor, apenas na aparência.

pirulito de cristal isomalte

O pirulito de cristal é uma verdadeira febre principalmente nas festas infantis, pois faz a alegria da criançada. Mas há adultos que também optam por esse doce em sua festa, já que é possível personalizá-lo colocando imagens, desenhos e frases.

pirulito de cristal

Como é feito o Pirulito de Cristal?

Fazer o pirulito de cristal pode não ser uma tarefa fácil, principalmente para quem for fazer pela primeira vez. Mas é tudo questão de técnica e de ir fazendo até pegar o jeito,treino é tudo!

Você pode escolher qual a maneira mais fácil para você. Se já tem experiência trabalhando com glucose de milho pode usar esse método, se não, pode optar pelo isomalte. Independente de qual será a sua escolha, todas têm o mesmo efeito  estético no final, a diferença será no sabor do pirulito de acordo com a técnica e insumos.

Pirulito de cristal com açúcar e glucose de milho

Utensílios

  • Panela
  • Termômetro digital
  •  Pincel
  • formas de silicone ou acetato
  • palito de pirulito
  • Confeitos Rígidos

Ingredientes
1 xícara de açúcar
1/3 xícara de água
1/2 xícara de glucose de milho

Modo de Preparo:
Junte em uma panela todos os ingredientes e  mexa antes de levar ao fogo. Com um pincel umedecido limpe o açúcar das laterais de sua panela onde ficaram cristais.  Leve ao fogo alto, sem mexer, e espere levantar fervura. Quando levantar fervura, comece monitorar a temperatura, Quando a temperatura chegar entre 117 ºC e 120ºC,  é hora de checar o ponto da sua calda. Com uma colher retire um pouco da calda e coloque em um recipiente com água fria. Espere um tempo,  e pegue com a mão. A calda deve estar dura e cristalizada. Se estiver mole, repita o teste até conseguir ponto de bala dura.

pirulito de cristal

A calda está pronta!

Agora transfira para a forma ainda quente, pois endurece rápido, e decore usando sua criatividade! Lembrando que se for usar confeitos, eles têm que ser duros.

 Pirulito de Cristal com Isomalte

Para essa versão do pirulito você vai precisar de uma panela, tapete de silicone e termômetro. Todos eles são super importantes para chegar ao resultado final de um pirulito lisinho e transparente.

Ingredientes :

  • 500 gramas de Isomalte
  •  ½ xícara de água.

pirulito de cristal comofazer1

Misture o Isomalte e a água e leve ao fogo para derreter. Quando a mistura estiver homogênea você deve fazer um choque térmico.

pirulito de cristal

Uma dica é ter um bowl maior do que a panela que foi ao fogo. Coloque água e pedras de gelo. Quando retirar a panela com o isomalte derretido do fogo, coloque dentro da bacia cheia de gelo por alguns minutos. Mexa bem a mistura, mas deixe-a sempre morna para não endurecer antes da hora.

Você pode utilizar formas, ou despejar o isomalte em formato de bolinhas, em cima de um tapetinho de silicone.

Em cerca de 20 minutos os pirulitos de cristal estão prontos.

Para personalizar os pirulitos você pode colocar corantes na mistura ou até mesmo glitter comestível. Isso vai da escolha e criatividade de cada um.Lembre-se de que apesar de ser um pirulito, trata-se de um produto trabalhado e cheio de técnica, além de um diferencial para seu cardápio!

Espero que tenham gostado!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Pirulito de cristal – saiba tudo sobre essa tendência”

  1. Olá, bom dia!
    Gostaria muito de fazer um curso presencial de pirulito de cristal. Poderiam indicar um local em São Paulo, Capital?
    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *