Pão italiano caseiro – A verdadeira receita

Advertisement

Existem centenas de receitas de Pão Italiano e na realidade não existe o Pão Italiano. Cada região da Itália faz o seu pão do seu jeito e com a sua receita peculiar.

O verdadeiro pão italiano  é cascudo crocante de miolo firme, mas macio e com um sabor de levemente azedo. Então, se você quer aprender a receita do verdadeiro pão italiano veja abaixo!

pão caseiro

Receita de pão italiano

Ingredientes da massa principal
600 gramas de fermento natural
400 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá 10 g. de açúcar branco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
280 ml. de água mineral ou filtrada com temperatura ambiente.
16 gramas de sal

Modo de preparo:
Primeiramente, coloque o fermento, água e farinha numa vasilha.  Use uma batedeira de gancho ou espiral evitando colocar a mão na massa.

Logo em seguida, Vai acrescentando a farinha enquanto estiver batendo a massa, até tudo estiver bem homogeneizado, demora uns 3 a 4 minutos.A massa deve ficar firme e levemente pegajosa nesta altura do processo.

Não deve estar muito macia e nem dura. Controlando o ponto com mais ou menos farinha. Deixe a massa descansar agora durante 45 minutos dentro da tigela.

Então, acrescente agora o açúcar, o óleo e o sal. Comece a sovar com a batedeira usando o gancho ou o espiral ou se preferir pode agora usar também as mãos.

Se a massa estiver muito firme acrescente aos poucos a água, sove por de 10 a 15 minutos, até a massa soltar da mão, ou do fundo da vasilha e ficar em ponto de véu (quando é esticada e não rasga de imediato formando uma fina membrana).

receita pao italiano emc asa

Despeje a massa dentro de um recipiente plano untado com azeite, com tampa ou com um plástico esticado por cima. Deixe crescer e fermentar por 6 a 8 horas em temperatura ambiente fresco (24°C a 26°C).

Modo de preparo da massa:

Se estiver mais quente pode alterar colocando a massa por 10 a 20 minutos na parte inferior da geladeira e retirar ela novamente. Depois de 30 minutos pegue a massa e a dobre por cima dela mesma duas vezes e repita isto mais duas vezes com 60 e 90 minutos. Depois deixe crescer sem mexer mais.

Passado o tempo indicado deixe a massa escorrer sozinha, segurando o recipiente de cabeça para baixo, sobre uma superfície levemente enfarinhada. Jogue um pouco de farinha por cima da massa apertando com os dedos para desgaseificar um pouco.

Então, divida a massa em três partes iguais. Com cada parte forme uma bola ou um rolo sempre com mãos leves sem apertar muito.

Deixe descansar por 20 minutos tampado com um plástico ou toalha úmida.
Dependendo do formato, module levemente com as mãos os pães.

Logo em seguida, deixe descansar e crescer durante pelo menos 2 horas. A massa deve ter crescido pelo menos 1 1/2 vezes do seu tamanho inicial.

Por fim, pré aqueça o forno a 240°graus 15 minutos antes de terminar o tempo de crescimento.

Deixe uma pequena assadeira com um copo d’água na parte de baixo do seu forno para criar bastante vapor.Pão italiano caseiro

Assando o pão Italiano:

Asse os pães sobre o papel manteiga numa assadeira grande vira para baixo.

Então, use luvas na hora de jogar a água na parede do forno não se aproximado demais da abertura do forno, pois o vapor pode queimar suas mãos ou o seu rosto.

Após 3 minutos jogue mais uma vez um pouco de água nas paredes internas do seu forno ou burrifique água dentro dele.

pao italiano caseiro

O pão italiano caseiro estarão prontos em 45 minutos e devem estar morenos. Se necessário abaixe a temperatura do seu forno para 200° graus depois de 20 minutos e tire a assadeira do fundo do forno.

Qual a diferença o pão Italiano para o Pão Francês?

A casca fina e crocante de pães como o francês, a baguete e o pão italiano é obtida por meio do emprego de fórmulas que levam pouco ou nenhum açúcar ou gordura, assadas na presença de vapor. Como a casca é um dos principais atrativos desses produtos, eles geralmente são feitos em um formato alongado e fino, que aumenta a proporção de casca.

Então o pão italiano pelo seu formato, acaba tendo uma casca mais dura e mais crocante que a do pão francês.

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.