Glow cake: saiba tudo sobre a nova tendência da confeitaria 4/5 (1)

Se não sabe o que é glow cake, você por estar perdendo pontos dentro do mundo da confeitaria. O glow cake é, nada mais, nada menos, do que a moda da vez no que se refere a bolos.

glow cake

Por isso, criamos este conteúdo especialmente para que você se abra para essa tendência e amplie o seu mercado de atendimento. Vem com a gente!

O que é Glow Cake?

Traduzido do inglês, glow significa brilho. Recentemente, esse termo foi apropriado pelo mundo da maquiagem, com iluminadores faciais que dão um leve contorno e brilho na pele, deixando-a com o aspecto mais natural e saudável.

Pode-se dizer que o termo também é bastante comum no período carnavalesco aqui no Brasil, porque todos adoram usar e abusar do glitter.

po para decoracao

De um “mundo” para o outro, na confeitaria o glow se tornou uma inspiração porque o efeito brilhoso dá um toque exuberante, que chega a ser luxuoso em algumas decorações. Então, em resumo, o glow cake é isso: um bolo brilhante.

Esse efeito é conquistado graças ao glitter comestível – santo mundo da confeitaria! Ele exige algumas técnicas especiais para criar aderência na cobertura e também para não parecer exagerado, caso esse não seja o objetivo, obviamente.

po para decoracao

Por que o Glow Cake é uma tendência?

A tendência do glow cake no Brasil é recente. Ela foi desenvolvida pela culinarista Liselle, que possui 3 estrelas Michelin na confeitaria mundial.

bolo glow cake

O glow cake é uma verdadeira paixão nacional, atualmente, tendo sido requerido em cardápios para diversas ocasiões. Isso mesmo! O glow, embora dê um toque luxuoso, tem sido repaginado pelos confeiteiros brasileiros para conquistar ainda mais público.

E a tendência acontece exatamente por essa matemática: repaginação + brilho. Afinal, o brilho chama atenção mesmo, logo, não é necessário outro motivo para se tornar uma grande tendência.

Noivas, debutantes, celebrantes de bodas, todo mundo tem pedido o glow cake. Não importa se é batizado, formatura, festa de adulto ou de criança. Isso tem levado muitos profissionais a correrem para aprender mais sobre o bolo e garantir clientela.

Você também está atrás? Então, continue lendo este conteúdo que você vai aprender já a fazer o efeito glow em suas produções de confeitaria.

O que é necessário para fazer um Glow Cake?

É simples fazer um glow cake, acredite! Principalmente, porque o glow é na decoração e não na massa do bolo em si. Veja de que forma você pode alcançar o efeito glow cake em suas criações:

Como fazer Glow Cake com Borrifador:

Materiais:
● Chantilly
● Corante comestível
● Glitter comestível (muita atenção, não é qualquer glitter)
● Um borrifador/pulverizador de confeiteiro

glow cake borrifador
Modo de aplicar: Misture o chantilly ao corante até obter uma cor desejada. Depois, cubra o bolo com esse preparo colorido. Coloque o pó de glitter no borrifador/pulverizador e borrife-o sobre o chantilly até cobri-lo totalmente. Após isso, você pode decorá-lo com flores, frutas secas etc.

Como fazer Glow Cake na pasta americana:

Materiais:
● Pasta americana da mesma cor do glitter
● Rolo
● Glitter comestível (mais uma vez: atenção, não é qualquer glitter)
● Água
● Um pincel

glow cake rolo pasta americana
Modo de aplicar: abra a pasta americana com o rolo e cubra o bolo com ele. Corte as sobras da massa. Misture o glitter à água (uma parte de água para uma parte de glitter). Molhe o pincel nessa solução e passe por todo o bolo até cobri-lo. Deixe-o secar para que você veja o belo efeito. Por fim, decore-o com frutas secas e flores.

Como fazer glow cake com cola de CMC

Materiais:
● Glitter comestível (não esquecer que é o comestível)
● Pasta americana na mesma cor do glitter
● Rolo
● CMC e água
● Pincel macio
● Borrifador/ pulverizador

cmc cola
Modo de usar: Abra a pasta americana com o rolo e cubra o bolo totalmente. Após isso, misture a água e o CMC até obter uma consistência gelatinosa. Molhe o pincel e passe por toda a pasta americana. Rapidamente, borrife o glitter sobre todo o bolo. Após secar, conclua a decoração ao seu gosto ou do cliente.

Foto de Bolos Glow Cake:

foto bolo glow cake

foto bolo glow cake

foto bolo glow cake

Dicas para um Glow Cake Perfeito

Aproveitando que você compreendeu a simplicidade do glow cake, aqui vão algumas dicas para complementar o seu trabalho:
● Nós repetimos algumas vezes, mas não é bobagem lembrar que o glitter deve ser comestível.
● O efeito glow já deixa o bolo bastante chamativo. Portanto, conclua a decoração com poucos elementos, só para “fechar” o requinte.
● Use sempre algo colante antes de aplicar o glitter. Pode ser buttercream, chantilly, CMC, e outros.

Pronto! Agora, você está pronto para brilhar muito com esta tendência. Sucesso com seus glow cakes.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *