Gel comestível para bolo 5/5 (1)

Se o único gel que você conhece é aquele para modelar os cabelos, hoje você vai se surpreender. Isso porque também existe um gel que é comestível, específico para deixar os bolos mais bonitos e personalizados! Também conhecida como Piping Gel, essa mistura é muito fácil e divertida de usar na hora de decorar bolos e cupcakes.

Como decorar bolos e cupcakes com gel

Você já viu algum bolo em que a decoração contava com uma piscina, mar ou lago? Provavelmente esse efeito foi produzido com o gel comestível, por causa de sua textura firme e visual, com brilho que remete ao brilho da água. Mas não é só isso: ele também é uma ótima opção para escrever e fazer detalhes na decoração do bolo ou cupcake, pois sua textura permite precisão e também porque ele pode ser tingido com qualquer cor que você escolher.

gel comestivel

Para que serve o Gel comestível:

Outra função que o gel comestível exerce muito bem é colar os enfeites no seu bolo, pois a consistência grudenta faz com que ele seja um ótimo aderente. Você pode fazer lindas flores utilizando o papel arroz para fazer as pétalas e o gel para grudar uma na outra. Falando em papel de arroz, sabe aqueles bolos super tradicionais, com uma foto ou desenho impresso em papel arroz? As imagens são coladas no bolo com gel comestível. Primeiro, aplica-se gel no verso da foto e, depois de posicionada no bolo, uma nova camada do gel é necessária para dar brilho. O gel também é bastante utilizado para dar brilho a bolos cobertos por fondant ou frutas. É só dissolvê-lo em um pouco de vodka e pincelar.

E não para por aí: quando fizer chantilly, experimente adicionar um pouco de gel comestível. Isso vai fazer com que a textura firme do chantilly permaneça estável mesmo em temperatura ambiente por um longo período de tempo. A proporção é de 2 colheres de sopa para cada 4 xícaras de creme de leite fresco. Mas atenção: o gel deve ser adicionado só depois que você já tiver batido as 4 xícaras de creme de leite e o açúcar.

Onde encontrar gel comestível

O gel comestível é vendido em lojas especializadas em confeitaria, e há uma enorme diversidade de cores – nessas lojas você encontra até gel com glitter! Você também pode comprar o gel transparente e tingir em casa ou ainda preparar o seu próprio gel comestível! A receita é simples, vamos aprender?

Como fazer gel comestível

Ingredientes:
¼ de xícara de água gelada
¼ de xícara de amido de milho
½ xícara de glucose de milho (transparente)
Essência de sabor de sua preferência (opcional)
Corante alimentício (opcional)

Modo de fazer:
Num recipiente de vidro que possa ir ao microondas, misture a água fria e o amido de milho até que não sobre nenhum caroço do amido. Depois, adicione a glucose de milho e misture até ficar homogêneo. Leve essa mistura ao microondas por 2 ou 3 minutos em potência alta e pare a cada minuto para misturar. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Dica:
Este passo é opcional, mas você pode tingir o gel com corante alimentício ou adicionar a essência do sabor que você mais gosta. São muitas possibilidades para deixar seu bolo ou cupcake ainda mais lindo!

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *