Galinhada com arroz – Receita Completa

Advertisement

Quando você pensa em galinhada com arroz, o que vem em mente? Na nossa vem a sensação de estar em família.

Sabe aquela comida de mãe, ou de vó, que fica na memória por anos? É isso.

galinhada com arroz

A galinhada com arroz é um prato multicultural. Ao mesmo tempo que ele é muito conhecido na gastronomia do Centro-Oeste, ele também está presente em estados como São Paulo, Minas Gerais. Tudo porque a sua herança é dos bandeirantes, com origem portuguesa. E é de lá que vem o costume de ensopado com arroz.

Receita de Galinhada com arroz

Ingredientes:
1 galinha caipira
2 colheres (de sopa) de vinagre
3 dentes de alho amassados,
1 colher (de sopa) rasa de sal
pimenta-do-reino e pimenta ardida
5 colheres (de sopa) de óleo
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picadinhos
3 xícaras (de chá) de arroz cru, lavado e escorrido
5 xícaras (de chá) de água
½ xícara (de chá) de cheiro-verde picadinho

Modo de preparo:
Primeiramente, corte a galinha pelas juntas e os pedaços maiores em dois. Tempere-a, de véspera, com vinagre, alho, sal, pimenta-do-reino e pimenta ardida. Deixe-a na geladeira por uma noite.

Em uma panela de pressão de 5 litros, esquente o óleo e frite nele a galinha, até dourar.

Cubra com água quente e feche a pressão. Após pegar pressão, deixe cozinhar de 40 a 50 minutos em fogo médio. Para saber se está cozida, espete o garfo na coxa da galinha.

Estando macia a carne, retire-a do caldo que se formou e reserve, assim como o caldo e o excesso de óleo em separado. Em uma panela média de alumínio grosso ou de ferro, esquente 3 colheres de sopa do óleo reservado, acrescente a galinha, as cebolas, o alho e o arroz, fritando-os muito bem, nessa seqüência.

Coloque água (aproveite a reservada do cozimento na panela de pressão), prove o sal e as pimentas e inicie o cozimento. Use fogo forte e panela destampada até a água começar a secar. Então, acrescente o cheiro-verde, abaixe bem o fogo e tampe a panela.

galinhada com arroz receita

Por fim, quando acabar de secar a água, prove o arroz. Se for necessário, pingue mais um pouco de água. O ponto é úmido. Sirva 10 minutos após desligar.

História da Galinhada

No Brasil, as receitas variam entre um local e outro. Por exemplo: em Goiás, é comum a galinhada de arroz ter pequi e guariroba na sua composição. Em Minas Gerais, são inseridas verduras diversas no cozimento.

galinha caipira

Mas, atenção: existem receitas que, em vez de frango cozido, é utilizado o frango assado para dar uma leve crocância ao prato.

O que continua comum em todos os pratos é o uso de açafrão, de pedaços de frango caipira e um arroz bem cozido.

Como dissemos essa receita  lembra casa, família. Ela pode ser feita desde em grandes reuniões de família até como um prato comum, do dia a dia.

Porém, a galinhada  também é um excelente cura ressaca. Pois, além de sabor, os ingredientes são bastante energizantes. Afinal, estamos falando de galinha caipira, hein?

galinhada com arroz

O segredo para fazer uma galinhada inesquecível é temperar bem o frango. Ah, existe um segundo segredo: cozinhar tudo em uma única panela. Assim, todos os ingredientes pegam o sabor harmonioso da galinha.

Depois desses segredos, você pode seguir a nossa receita abaixo e ainda incluir o que é típico da sua região. Pode acreditar: chegou a hora de começar uma tradição de galinhada de arroz em sua casa. Boa sorte!

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *