Existe mesmo brigadeiro sem leite condensado?

Curso Brigadeiro Gourmet

Pegar uma lata de leite condensado e misturar ao achocolatado (chocolate ou cacau em pó), um pouco de gordura e fazer uma deliciosa panela de brigadeiro. Fácil demais esse doce 100% brasileiro.

Mas qual a opção para quem é intolerante a lactose, tem alergia ao leite e está em dieta de restrição de derivados do leite? Ou como fazer brigadeiro quando falta leite condensado na despensa?

Hoje, já existem deliciosas receitas de brigadeiro que não levam leite condensado e garantem o maravilhoso sabor para os momentos de pico de ansiedade, de TPM ou de apreciação do chocolate para qualquer pessoa.

brigadeiro sem leite condensado

Faça brigadeiro sem leite condensado

Esta é uma receita prática, fácil, econômica e tão saborosa quanto a receita tradicional que leva leite condensado. Ah, e menos calórica também.

Anote os ingredientes:

  • 1 xícara e meia de leite líquido
  • 4 colheres (de sopa) de chocolate em pó
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar
  • 2 colher (de sopa) de manteiga sem sal

Modo de fazer: Coloque o leite na panela, em fogo médio. Adicione o chocolate em pó e misture até dissolver. Acrescente o açúcar, e continue mexendo. Coloque a manteiga e não pare de mexer. O leite vai ferver, por isso, atenção à temperatura do fogo (de médio para baixo). A receita vai engrossando aos poucos parecendo calda de bolo, mas como esse não é o ponto desejado, mexa até 25minutos ou até ver o fundo da panela.  Desligue o fogo e transfira o conteúdo para uma tigela. Deixe esfriar na geladeira por, no mínimo, meia hora.

Como enrolar brigadeiro: Coma seu brigadeiro sem leite condensado à vontade. Ou se for servir, deixe que ele esfrie ainda mais na geladeira. Depois umedeça as mãos com manteiga e enrole uma colher de brigadeiro nas mãos. Depois, passe a bolinha de brigadeiro no granulado, no chocolate ralado ou no confete de sua preferência e coloque em forminha individual.

brigadeiro

Como fazer brigadeiro para intolerante a lactose

Quem possui intolerância a lactose acaba sendo impedido de comer brigadeiro por causa do leite condensado que, se consumido, não é devidamente absorvido pelo organismo e deixa a pessoa sem energia e com mal estar.

Por isso, ser intolerante a lactose e ter uma receita de brigadeiro sem leite condensado não tem preço. Siga a receita abaixo e mate a vontade de um brigadeiro sensacional.

Anotes os ingredientes:

  • ½ xícara de leite de soja em pó
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 colheres (de sopa) de cacau em pó (certifique-se na embalagem que é sem lactose)
  • 1 colher (de sopa) de glucose de milho
  • ½ xícara de água

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e depois coloque a mistura na panela em fogo baixo até obter uma calda grossa e firme. Desligue o fogo ao perceber que o brigadeiro solta do fundo da panela. Deixe esfriar na geladeira, depois saboreie.

Gostou? Faça e nos conte aqui como foi a experiência.

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário