Emulsificante: O que é? Como usá-lo?

Curso Brigadeiro Gourmet

Sabe aquela massa de bolo leve, bem fofinha e úmida que a gente encontra nas melhores confeitarias ou em produtos industrializados de boa qualidade? Muita gente se frustra ao tentar fazer um bolo semelhante em casa por não saber qual ingrediente secreto é responsável por esse resultado aerado.

O segredo dos bolos fofinhos

Não seria bom se existisse algo para impedir que o bolo fique solado, duro? Se os bolos que fazemos em casa ficassem com aparência daqueles que enfeitam vitrines? A boa notícia é que existe um jeito, e hoje você vai descobrir qual: é o emulsificante, um produto que vai mudar seus bolos, cremes e sorvetes para melhor.

emulsificante

O que é o emulsificante?

Os emulsificantes derivam de gorduras e são capazes de produzir emulsão entre dois ingredientes que não se misturariam sem ele (água e óleo, por exemplo). O resultado é mais cremosidade, estabilidade e rendimento na sua receita. Quando é utilizado em bolos, o emulsificante garante que a massa asse reta, sem aquelas indesejadas elevações no centro. Assim fica mais fácil decorá-lo, não é mesmo? O ingrediente também evita que o bolo resseque e aumenta o prazo de validade do alimento, ou seja, é indispensável para quem deseja trabalhar com confeitaria e vender bolos e doces.

emulsificante bolo

Emulsificante no preparo de mousses e sorvetes

No preparo de mousses, o uso do emulsificante também é indicado. O produto deve ser adicionado enquanto os outros ingredientes são batidos. Você vai notar que a massa parece aumentar de volume e render mais, isso acontece por causa do aumento de bolhas de ar, que também deixam a mousse mais macia, lisa e homogênea. Como a mousse perfeita deve ser!

O emulsificante também é muito utilizado em sorvetes e cremes, para garantir textura macia e corpo mais firme e seco. Até as massas salgadas ficam mais gostosas com ele, especialmente as amanteigadas, como pães e tortas. Nesse caso, ele deve ser aderido antes de sovar a massa.

Qual a quantidade ideal de emulsificante?

Só tenha cuidado para não errar a mão – quando usado em excesso, o emulsificante deixa a massa solada, e, em pequena quantidade, não deixa os bolos tão aerados quanto os industrializados. Mas então qual seria a quantidade ideal? É difícil determinar uma quantidade exata do produto em uma receita, mas o recomendado é utilizar uma colher de sobremesa bem cheia para cada 300 gramas de farinha de trigo, sempre em temperatura ambiente. Se for demorar a usá-lo, mantenha-o sobre refrigeração e tire da geladeira na véspera do uso. Para sorvetes e cremes, indica-se usar de 8 a 10 gramas de emulsificante por litro.
Lembre-se que, apesar de mais aerados, os alimentos não ficam menos calóricos com o uso de emulsificante, pelo contrário – ele possui um alto nível de gordura saturada.

Pronto, agora você já sabe como fazer em casa bolos e mousses lindos, saborosos e leves. Não é incrível como um único ingrediente pode mudar tudo em uma receita? A confeitaria é uma alquimia! E você está pronta para colocar a mão na massa!

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário