Creme de leite fresco, de lata e UHT: diferenças e como usar 5/5 (1)

Creme de leite é um ingrediente coringa na cozinha. Pode ser usado em todos os tipos de receitas, sejam doces ou salgadas, por isso, é algo que não pode faltar na despensa. Porém, ao olhar uma receita com creme de leite, pode ser que as vezes bate aquela dúvida sobre qual o melhor a ser usado, o fresco, de lata ou UHT.

Para quem não entende muito pode até parecer que são todos iguais, mas existem diferenças e que podem influenciar inclusive no resultado final das receitas.

creme de leite

Para entender melhor quais as diferenças e como usar cada um deles, continue lendo e descubra!

Creme de leite principais diferenças

O creme de leite em si é a parte gordurosa do leite, mas além disso, a principal diferença entre os três tipo, fresco, lata e UHT é a porcentagem de gordura que cada um deles apresenta.
Sendo que o creme de fresco tem aproximadamente 35% de gordura, o de lata 25% e o UHT 17%.
E cada um deles são melhor aproveitados em determinadas receitas, exatamente por causa da quantidade de gordura que cada um deles possui.

Creme de leite fresco

O creme de leite fresco, também é chamado de nata do leite, ele é usado pouco tempo após a fabricação, pois quanto mais novo ele for, mais gordura do leite ele possui.

creme leite fresco
Quando é gelado e depois batido se transforma em chantilly, mas é preciso controlar enquanto ele é batido, pois bater demais ele vira manteiga.
Por ter um sabor mais acentuado, é ótimo para ser usado nas receitas salgadas. Porém, o creme de leite fresco tem alguns pontos complicados, já que o prazo de validade é curto e manipulação errada pode fazer com que se perca o ponto.
Ainda assim, ele absorve facilmente os outros ingredientes das receitas. Ele deve ser armazenado em altas temperaturas, no freezer e de preferência em potes ou garrafas de vidro.

Creme de Leite de lata

O de lata tem uma validade maior do que o creme de leite fresco e possui pouco menos de gordura do que o fresco. Ele passa por um processo de aquecimento e depois resfriamento, o que faz com que perca um pouco das gorduras naturais, mas que aumenta o seu prazo de validade.

creme leite lata
É bom para ser usado em receitas doces, e nas salgadas que exigem fervura.
Por ter o soro separado, fácil de ver quando se abre a lata, é utilizado nas receitas que pedem creme de leite sem soro, pois basta descartar o soro e usar apenas o creme.

Creme de leite UHT

Esse é o tipo com menos teor de gordura natural e também o mais acessível. Geralmente é vendido em caixinhas.

creme de leite uht
Ele pode ser aquecido sem talhar, por isso é um dos preferidos para as receitas que precisam ser fervidas por mais tempo. Também é ótima opção para sobremesas, principalmente pudins, ganaches e caldas.
O creme de leite UHT já vem com o soro misturado e não é possível separá-lo para usar em receitas que pedem o creme sem soro.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *