Creme de leite é um ingrediente coringa na cozinha. Pode ser usado em todos os tipos de receitas, sejam doces ou salgadas, por isso, é algo que não pode faltar na despensa. Porém, ao olhar uma receita com creme de leite, pode ser que as vezes bate aquela dúvida sobre qual o melhor a ser usado, o fresco, de lata ou UHT.
Para quem não entende muito pode até parecer que são todos iguais, mas existem diferenças e que podem influenciar inclusive no resultado final das receitas.
Para entender melhor quais as diferenças e como usar cada um deles, continue lendo e descubra!
Creme de leite principais diferenças
O creme de leite em si é a parte gordurosa do leite, mas além disso, a principal diferença entre os três tipo, fresco, lata e UHT é a porcentagem de gordura que cada um deles apresenta.
Sendo que o creme de fresco tem aproximadamente 35% de gordura, o de lata 25% e o UHT 17%.
E cada um deles são melhor aproveitados em determinadas receitas, exatamente por causa da quantidade de gordura que cada um deles possui.
Creme de leite fresco
O creme de leite fresco, também é chamado de nata do leite, ele é usado pouco tempo após a fabricação, pois quanto mais novo ele for, mais gordura do leite ele possui.
Quando é gelado e depois batido se transforma em chantilly, mas é preciso controlar enquanto ele é batido, pois bater demais ele vira manteiga.
Por ter um sabor mais acentuado, é ótimo para ser usado nas receitas salgadas. Porém, o creme de leite fresco tem alguns pontos complicados, já que o prazo de validade é curto e manipulação errada pode fazer com que se perca o ponto.
Ainda assim, ele absorve facilmente os outros ingredientes das receitas. Ele deve ser armazenado em altas temperaturas, no freezer e de preferência em potes ou garrafas de vidro.
Creme de Leite de lata
O de lata tem uma validade maior do que o creme de leite fresco e possui pouco menos de gordura do que o fresco. Ele passa por um processo de aquecimento e depois resfriamento, o que faz com que perca um pouco das gorduras naturais, mas que aumenta o seu prazo de validade.
É bom para ser usado em receitas doces, e nas salgadas que exigem fervura.
Por ter o soro separado, fácil de ver quando se abre a lata, é utilizado nas receitas que pedem creme de leite sem soro, pois basta descartar o soro e usar apenas o creme.
Creme de leite UHT
Esse é o tipo com menos teor de gordura natural e também o mais acessível. Geralmente é vendido em caixinhas.
Ele pode ser aquecido sem talhar, por isso é um dos preferidos para as receitas que precisam ser fervidas por mais tempo. Também é ótima opção para sobremesas, principalmente pudins, ganaches e caldas.
O creme de leite UHT já vem com o soro misturado e não é possível separá-lo para usar em receitas que pedem o creme sem soro.
Quero muito aprender a fazer biscoitos decorados, amoooo
No site demos várias receitas. Use a busca para achar a que mais gosta.