Como fazer Tapioca – Receita Fácil e Rápida

Curso Brigadeiro Gourmet

A tapioca é um prato bastante típico no nosso país, principalmente nas regiões norte e nordeste. Pode ser preparada das mais diversas maneiras. Sua origem é indígena tupi-guarani, e seu nome vem da palavra tipi’óka “coágulo”, como é chamado o amido do qual é feita a tapioca. Esse amido é obtido através da extração da fécula da mandioca, também conhecida como goma da tapioca ou polvilho.

Antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, a mandioca era a base da alimentação do Brasil. Foi graças aos povos tupi-guaranis, que ocupavam o litoral leste do território brasileiro, indo do sul até o norte, que o consumo da mandioca foi dominado. Com a chegada dos portugueses em Pernambuco, a tapioca foi vista como um ótimo substituto para o pão, e assim espalhada para outros povos indígenas, entre eles, os cariris no Ceará e os Jês, na Amazônia oriental. Posteriormente, se transformou na base da alimentação dos escravos.

Todos esses acontecimentos fizeram da tapioca um dos alimentos mais tradicionais da culinária por todo o nordeste. E por ser feita somente de mandioca, é um alimento natural sem glúten, rico em carboidratos e de fácil digestão. Tem baixo teor de sódio e não tem gordura! É uma ótima substituta do pão branco, podendo ser preparada com diversos recheios. É uma refeição bastante versátil e quando acompanhada com uma salada e uma fruta de sobremesa tornasse uma refeição completa.

Receita de Tapioca Básica:

Ingredientes

Goma de Tapioca Hidratada

Como fazer:

Peneire uma porção de goma de mandioca hidratada em uma vasilha.
Preaqueça a frigideira, de preferência antiaderente.
Com uma colher, polvilhe a tapioca na frigideira preenchendo toda sua superfície com a goma.
Passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme.
Aqueça na frigideira por cerca de 5 minutos.
Depois, basta acrescentar o recheio e enrolá-la.

Receita de Tapioca de banana e canela

Ingredientes:
Goma de Tapioca Hidratada
6 bananas prata
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
canela a gosto
Modo de Preparo
Em uma frigideira antiaderente acrescente a goma de mandioca de forma que cubra toda a superfície da frigideira. Deixe por 3 minutos, e tire em seguida. Faça isso com toda a goma.
Frite as bananas cortadas ao meio na manteiga e reserve. Nesta mesma frigideira, acrescente a água e o açúcar e deixe no fogo até o açúcar se dissolver. Acrescente as bananas já fritas na calda e em seguida a canela e utilize para rechear as tapiocas. Regue com a calda por cima das tapiocas.

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário