Você sabe fazer pipoca sem pipoqueira? Como economizar os grãos do milho que não estourarem? Neste texto, você vai encontrar dicas de como fazer pipoca e aproveitar ao máximo os grãos de pipoca e muito mais.
Já falamos aqui sobre Pipoca Gourmet, agora vamos ensinar a fazer uma ótima pipoca.
Antes do preparo algumas considerações devem ser feitas para que o resultado fique o melhor possível.
Para começar deve se pensar no armazenamento do milho: o grão precisa 13,5% a 14% de umidade para eclodir, sem ela a pipoca não vai estourar, por isso, o armazenamento correto da pipoca é muito importante.
Uma porcentagem dessa umidade pode ser perdida se você deixar a pipoca descoberta em um dia quente, pode não parecer relevante, mas a perda é de 3% da umidade e isto pode fazer com que o grão não pipoque, pois a privação da umidade a partir de 1% já pode danificar os grãos.
Então, qual é a melhor maneira de armazenar pipoca?
Num recipiente hermeticamente fechado, seja de plástico ou vidro e de preferência em lugar fresco como o armário, é a melhor maneira de evitar a diminuição da umidade.
Evitar colocar na geladeira, embora se diga que o armazenamento frio faz o gosto da pipoca melhorar, a maioria dos refrigeradores contém pouca umidade e os grãos podem secar.
Receita de Pipoca sem queimar
Para fazer uma deliciosa pipoca de milho no fogão, faça o seguinte:
Passo 1. Pegue uma panela com capacidade de 3 a 4 litros com tampa que permite que o vapor escape, de preferência.
Passo 2. Despeje 1/3 xícara de óleo para cada xícara de milho (não use manteiga).
Passo 3. Aqueça o óleo a uma temperatura de 200 a 300 graus Celsius (se sair fumaça da panela, é sinal que já está quente).
Depois, experimente colocar alguns grãos no óleo, quando eles estourarem, adicione o restante dos grãos.
Coloque uma quantidade de milho que cubra pelo menos o fundo da panela. Tampe o recipiente e agite para distribuir de maneira uniforme o óleo.
Passo 4. Quando a explosão da pipoca começa a diminuir, retire a panela do fogo e aguarde até que todos os grãos terminem de estourar.
Passo 5. Acrescente Sal. O tempero pode ser adicionado antes ou depois que da pipoca ser feita.
Se você visualizar no fundo do recipiente alguns grãos que não pipocaram, saiba que eles ainda podem estourar, a água no grão é a razão do estouro da pipoca, então tudo que você precisa fazer é reidratar esses grãos secos.
A sugestão é colocar esses grãos em uma garrafa grande de três litros junto com milho não queimado e adicionar uma colher de água, cobrindo a jarra com uma tampa hermética e sacudir, depois de alguns minutos os grãos vão absorver a água.
Em seguida, é só guardar o frasco em local fresco. Em dois ou três dias você poderá provar que a pipoca vai estourar.
Receita de pipoca de chocolate
Você pode dar a pipoca um toque cremoso, acrescentando uma colher de chá de manteiga quando colocar o milho na panela para fritar.
Ingredientes:
150 gramas de milho
350 gramas de chocolate
2 colheres de sopa de manteiga
Leite para derreter o chocolate
Azeite de oliva
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Etapa 1. Primeiramente, derrame um pouco de azeite em uma panela grande e quando estiver muito quente, despeje o milho, seguindo a regra do preparo tradicional.
Etapa 2. Leve ao fogo para que todos os grãos estourem. Quando terminar essa etapa reserve a pipoca.
Etapa 3. Agora, é o momento de preparar a calda de chocolate e, para isso, comece derretendo a manteiga em uma panela junto com o chocolate e um pouco de leite.
Fique atento para que o chocolate não cozinhe por muito tempo. O ideal é que após o derretimento por completo já se retire do fogo.
Etapa 4. Uma vez que a mistura tiver formado uma calda de chocolate, coloque a pipoca em uma vasilha grande, adicione um pouco de sal e chacoalhe para o tempero ser distribuído por igual.
Etapa 5. Despeje a cobertura de chocolate sobre todas as pipocas.
Depois, deixe esfriar até que o chocolate pare de grudar nos dedos e pronto é só comer!
eu experimentei e fica simplesmente uma delíciaaaaaaa. Tô desesperada pra comer mais rsrs.