Como fazer nhoque – Melhor receita 5/5 (1)

Hoje vamos falar sobre o nhoque ou Gnocchi que é a palavra de origem italiana usada para definir essa massa que é a principal do Brasil e do mundo e nhoque é a sua tradução para a nossa língua materna, o português. É um prato extremamente tradicional e também muito consumido em nosso país e feito originalmente com batatas.

A origem do Nhoque

O nhoque é nascido de cozinhas pobres italianas e que foi conquistando as famílias mais abastadas através de sua sofisticação ao longo dos tempos e a sua história teve o seu começo na Itália, nos períodos de guerra, diante da falta de ingredientes, as mammas italianas criaram com muita criatividade essa receita.

receita nhoque

Até hoje os historiadores não conseguem precisar uma data exata de sua primeira receita e sim, o que se sabe até hoje é que o seu primeiro prato de nhoque deve ter sido produzido no século XVII, por causa da farinha de trigo que não faltava nas despensas dos ricos e os pobres precisavam inventar um jeito para transformar o pão velho numa pasta a cada dia, sendo ralado ou moído.

A massa do nhoque era ralada ou moída em cilindros e cortada em pedaços pequenos e somente depois eram cozidos em agua ou juntamente com um caldo de ossos de galinha e vegetais frescos e somente no século XVIII é que a batata entrou na jogada, sendo o último ingrediente a ser incrementado nesse prato.

nhoque receita

Pontos importantes durante o preparo do nhoque

A massa de batatas do nhoque é a sua receita original e acompanhada por um molho de tomate e com o tempo foram surgindo novas versões com tubérculos, legumes como a batata doce, a batata baroa, a mandioca, a beterraba, a berinjela e muitos outros, porém, é preciso ter atenção em alguns pontos importantes e em técnicas para que a massa possa ser leve e com uma batata de qualidade.

Quanto menos farinha utilizar, mais leve será a sua massa, pois, a farinha de trigo será essencial para dar a liga, por isso, é importante escolher essas batatas que tenham uma baixa composição de água e as ideais são as bintje de cor amarela e as asterix de cor roxa.

receita de nhoque

Receita de Nhoque

Ingredientes:
500 gramas de batatas asterix ou bitje,
150 gramas de farinha de trigo,
1 ovo branco,
noz moscada ao seu gosto,
20 ml de azeite extra virgem
40 gramas de parmesão.

Modo de fazer:
Prepare um purê com as batatas em que se devem assar essas batatas enroladas em papel alumínio e levar ao forno a 200 graus até que elas estiverem completamente macias e o uso desse forno é fundamental para que se sequem essas batatas e reduzir a quantidade de água existente nela e ao cozinhar essas batatas em água fervente, esse resultado poderia ser uma batata bem mais molhada, fazendo também que se usasse mais farinha e como resultado seria uma massa mais pesada.

nhoque receita

Preparando a massa do nhoque

Logo que estiverem prontas essas batatas é a hora de amassar e esperar que esfriem. Misture todos os ingredientes até que essa massa fique homogênea e a manuseie apenas o necessário para não ativar o glúten da farinha de trigo, que é a proteína ativada a sua elasticidade. A noz moscada é uma especiaria que combina muito com essa receita, dando um sabor e perfumando esse nhoque.

Use o parmesão de qualidade, ao mesmo tempo em que um azeite extra virgem também de boa qualidade, agora é a hora de fazer os rolinhos com essa massa e leve ao congelador para que essa massa se torne mais firme e ficará mais fácil para se cortar, sem refrigerar esses rolinhos e cortando em pequenos cubos, sempre polvilhando, sem excesso e com farinha de trigo para que essa massa não grude ao enrolar ou cortar.

Como Cozinhar o nhoque

Cozinhe esses nhoques em água quente e não fervente, até que eles comecem a boiar, nessa hora ele estará cozido o suficiente e evite que essa água comece a ferver, deixando a temperatura muito alta, para que o nhoque não se desmanche, retire da água. Assim que cozido esse nhoque estará pronto para se comer.

Modo de servir:
Ao servir esse nhoque, coloque em uma travessa e ainda pode-se utilizar algum molho, grelhar na manteiga ou no azeite, ou gratiná-lo também.

receita nhoque

Dicas para fazer o Nhoque Perfeito:

Esse nhoque de batata é considerado uma massa bem diferenciada no que existe se comparada a outras e o cuidado deve se ater para não se exagerar muito na hora em que se acrescentar a farinha na massa, o seu excesso poderá ajudar muito na hora da modelagem, porém, o seu resultado final, não será bom e o ideal é que esse nhoque fique bem durinho.

Tradicionalmente essa massa de nhoque é servida com molho de tomate, mas isso vai da preferência de cada pessoa, que pode ser também substituído por molho branco, à bolonhesa, pesto ou 4 queijos e também pode ser uma boa opção, experimente. O nhoque para ficar bem cozido e o seu molho bem apurado deve ficar mais ou menos uns quarenta minutos e somente depois é hora de despejar o molho.

O nhoque é uma daquelas receitas que são perfeitas para o frio, uma receita muito versátil e que pode fazer da sua refeição mais gostosa, rápida, fácil e com um sabor muito gostoso para tornar a sua refeição ainda mais saborosa.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *