Como fazer bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Curso Brigadeiro Gourmet

Uma receita que com certeza é uma das mais famosas e adoradas no nosso Brasil, seja pela sua praticidade, seu sabor inigualável ou a combinação dos ingredientes que é perfeita, sem sombra de dúvidas é o bolo de cenoura. Um dos pontos mais curiosos a respeito deste bolo como o conhecemos é que, por mais que seja uma receita muito recente, a formulação dela, de certa maneira, é oriunda de técnicas da padaria da idade média.
Confira abaixo a origem desta iguaria típica nacional, e ainda a receita para que você possa fazer este delicioso bolo para comer no seu café da manhã.

A origem do bolo de cenoura

Algo que é importante salientar para que possamos compreender o bolo de cenoura, na receita que é feita atualmente, é que ele não está intrínseco à nossa culinária há muito tempo, pois, muitos afirmam, que é somente uma variação da versão estadunidense, que é muito diferente desta que conhecemos, mas também é bastante saboroso.
Da mesma forma que acontece com diversas receitas que são incorporadas à gastronomia brasileira, o bolo de cenoura ganhou a nossa cara, e possui cores e sabores próprios. A sua massa ficou mais macia e a cobertura de chocolate passou a fazer parte da receita, seja ela da maneira que for, dura ou cremosa. Independente se é a versão estadunidense ou a brasileira, não há concorrente para o bolo de cenoura.

Receita de bolo de cenoura com chocolate

100

Ingredientes da massa:
4 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas grossas
1 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda de chocolate
170g de chocolate meio amargo
190g de creme de leite fresco

Modo de fazer a massa:
Deixe o forno pré-aquecendo a 180ºC
Em um liquidificador, bata a cenoura, o óleo e os ovos, até que se obtenha uma mistura homogênea.
Acrescente à mistura o açúcar e bata por mais 5 minutos e reserve.
Coloque a farinha de trigo em uma tigela, e bata na mão, ou na batedeira, juntamente com a mistura do liquidificador até que se torne homogêneo.
Então por fim junte o fermento e bata de leve e devagar, somente o suficiente para ele incorporar na massa.
Coloque a massa em uma forma já untada e leve para assar por 45 minutos, mas lembre-se de fazer o teste do palito para verificar se já está assado, coloque o palito no bolo, se ele sair seco, é porque assou.

Calda de chocolate para o bolo de cenoura:

Com o auxílio de uma faca, quebre e picote o chocolate em pedaços pequenos.
Coloque-o em um processador de alimentos para que fique o mais moído possível. Reserve.
Em uma panela a fogo médio, coloque o creme de leite e o aqueça até que atinja o ponto de fervura.
Deixe o processador ligado e ponho o creme de leite já fervido, devagar, e processe-o juntamente com o chocolate. Não bata demais a mistura.
A temperatura ideal para a calda ser colocada no bolo é morna, e consistente, mas ainda na forma líquida. Se por acaso a calda endurecer muito antes de você coloca-la no bolo, uma solução é aquecê-la em banho maria até que atinja a consistência ideal.

Curso Biscoito Caseiro

Deixe seu comentário