Como fazer bala coco: A melhor receita que derrete na boca

Advertisement

Quem não se lembra das festinhas de aniversário com aquela bala de coco enrolada em papeis coloridos e cheios de franjas? Pois a bala delícia, como também é conhecida faz jus a nome, afinal, nada mais delicioso do que essa bala derretendo na boca.

bala de coco

Hoje em dia além da tradicional bala de coco, existem receitas que incrementam essa delícia, como recheios de doce de leite, nutella, chocolate, entre outros.

Se você quer aprende a fazer essa receita, continue lendo e anote tudo!

Receita de bala de coco tradicional

Ingredientes 

  • 1 kg de açúcar refinado
  • 200 ml de leite de coco
  • 200 ml de água
  • ½ xícara das de chá de margarina.

Modo de preparo

Coloque o açúcar, a água e o leite de coco em uma panela,  mexa bem e leve ao fogo baixo. Deixe ferver até que fique um ponto de calda de caramelo.

Unte uma bancada de mármore com margarina ou óleo. Despeje o caramelo de coco e espalhe por toda a bancada antes que ele endureça.

Em seguida, estique o caramelo o máximo que conseguir e repita o processo até que fique em ponto de corte. O ponto de corte é quando o caramelo já estiver mais opaco e mais parecido da cor da bala como conhecemos.

Enrole e com a ajuda de uma tesoura corte as balas no tamanho desejado.

Qual é o ponto de bala de coco?

Muitas pessoas têm dificuldade em saber identificar qual é o ponto de bala. Mas não existe muito segredo em encontrar esse ponto. No momento que o caramelo fica quebradiço e aspecto de vidro. Nesse ponto desligue o fogo e coloque no mármore para finalizar o ponto de bala.

bala de coco recheada

Esse ponto também pode ser verificado com uma colher. Tire um pouco da calda e jogue dentro de uma xícara com água na temperatura ambiente. Se formar um fio firme, mas que pode ser quebrado a pegar nele, então esse é o ponto de bala.

Bala de coco com brigadeiro

Existem diversos tipos de recheios para a bala de coco, dentre eles o de brigadeiro, um  dos mais tradicionais. E a receita é mais simples do que pode parecer.

Ingredientes

  • 1 coco inteiro
  • 1 kg de açúcar refinado
  • margarina
  • 400 ml de água
  • 1 lata de leite condensado
  • chocolate em pó

Modo de preparo

Primeiramente faça o leite de coco. Descasque o coco e coloque no liquidificador com água fria e bata. Coe e fique apenas com o leite de coco.

Em uma panela leve o leite de coco e o açúcar ao fogo médio e vá mexendo até engrossas. Quando estiver em ponto de bala coloque no mármore. Mexa a bala até que ela fique branquinha e esticada na pedra.

Em outra panela faça um brigadeiro tradicional e coloque por cima da massa da bala. Enrole a massa e depois corte do tamanho que desejar.

bala de coco embaladaTempo de conservação

A bala delícia pode ficar até 7 dias fora da geladeira sem perder suas propriedades. E caso seja guardada na geladeira pode ficar até 30 dias.

Existe também a possibilidade de congelar a bala e prolongar a sua conservação.

Antes de guarda a bala de coco em potes devidamente fechados, deixe que ela descanse por até 12 horas. Assim ela irá secar bem e não corre o risco dela grudar em outras quando for guardada.

Para guardar a bala use sempre potes com tampa e que fechem bem para que não percam a qualidade do sabor.

Se for vender, lembre-se de colocar a data de validade e o tempo que pode ser conservado.

 

 

 

Advertisement

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *