Como deixar moscas e formigas longe da cozinha? 4.8/5 (5)

Você também acha insuportável a aglomeração de formigas e moscas na cozinha? Algumas pessoas têm nojo da comida se uma formiga passa por ela ou a mosca pousa sobre. Elas não estão erradas. Moscas e formigas são insetos com hábitos nada saudáveis e podem ser transmissores de doenças ao contaminarem comidas, por isso é tão importante deixá-los longe da cozinha.

Como moscas e formigas contaminam alimentos?

O tamanho pequeno desses insetos permite que eles transitem e sobrevoem facilmente os ambientes mais sujos, como lixos, restos de animais, fezes, esgotos etc. Quando a mosca voa de um ponto a outro, leva consigo resíduos contaminados de patógenos; tal qual a formiga quando migra de locais sujos para locais limpos, transmitindo vírus, bactérias e fungos.

Formiga Cozinha

Um dos ambientes domésticos mais visitados por moscas e formigas é a cozinha. O local que geralmente fica próximo à área de serviço ou quintal é espaço de preparo de alimentos, onde carnes descongelam, restos de comidas são acumulados e o cheiro de algum alimento estragado pode ser convidativo aos insetos.

Muitas vezes, a comida que é contaminada por moscas e formigas deve ser descartada. No entanto, mais do que jogar a comida fora, é preciso preservar a higiene do ambiente a fim de evitar que moscas e formigas sejam atraídos. Além da higiene, alguns truques funcionam de forma eficiente para afastar moscas e formigas da cozinha. Continue lendo este post e descubra.

Dicas para afastar formigas e moscas da cozinha

Algumas das dicas abaixo são caseiras e podem facilmente ser produzidas. Veja!

Cravo da índia e limão

É possível ver esse truque em alguns restaurantes self service: bandas de limão espetados com cravos da índia espalhadas ao longo da bancada de comida. Podem ser usadas para evitar tanto formigas quanto moscas. A dica funciona porque o cheiro do limão e do cravo cria um sinal químico negativo para alguns insetos.

Água, álcool e cravo

O cravo também pode misturado em água e álcool, pois esse último ingrediente potencializa o cheiro do cravo. Basta usar 145ml de álcool, 50ml de água e 5g de cravo da índia. Espere a mistura reagir por 3 dias e a use para limpar a bancada e armários da cozinha sempre após terminar as atividades no ambiente.

Água, álcool e arruda

A arruda também é um bom ingrediente para afastar moscas da cozinha. Faça o mesmo processo de mistura anterior, deixando as substâncias reagirem antes de usar para limpeza. Para evitar que eles “aprendam” que o truque é falso, varie a mistura de arruda com outros cheiros fortes, como pimenta e canela.

Louro, eucalipto, manjericão

Embrulhe folhas de louro, manjericão e eucalipto em pequenos sacos vazados e espalhe-os dentro de armários para afastar formigas e outros insetos indesejáveis.

Casca de laranja, vela e cravo

Essa é para enganar as moscas. Corte bandas de laranja e retire o bagaço. Dentro de cada uma, coloque velas pequenas e cravos e pendure em lugares altos.

Cravos no açucareiro

Nada de tomar cafezinho com o açúcar cheio de formigas. Coloque alguns cravos dentro do açucareiro e mantenha as formigas afastadas.

PET, mascavo e fermento

Siga esta dica para afastar moscas. Corte um pedaço de garrafa PET pequena, pinte-a de preto e insira dentro a seguinte mistura: 1 colher de açúcar mascavo fervido em um copo de água, com 1g de fermento biológico fresco. Deixe também em um lugar alto e troque mensalmente.

Curtiu nossas dicas? Faça e nos diga os resultados.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *