O Caldo de kenga apesar de ter um nome um pouco estranho trata-se de um caldo que é feito com peito de frango, bacon, calabresa, mandioca e mandioquinha. Trata-se de um caldo que é ideal para ser servido em dias frios, além de ter sabor marcante e ser delicioso.
Receita de Caldo de Kenga Tradicional
Ingredientes:
500 gramas de Peito de frango
300 gramas de Mandioca (aipim)
300 gramas de Mandioquinha
1 cenoura picada
1 cebola picada
Sal á gosto
200 gramas de bacon picado
200 gramas de calabresa picada
3 dentes de alho
Paprica picante
100 gramas de Couve picada bem fina
Cheiro Verde á gosto
2 litros de água
Modo de preparo:
Primeiramente, cozinhe o frango e desfie quando ele esfriar.
Enquanto isso, deixe cozinhando a mandioca e a mandioquinha até amolecer.
Logo em seguida, assim que a mandioca estiver no ponto, bata-a no liquidificador juntamente com 300 ml de água e a mandioquinha.
Coloque a cenoura picada em cubos bem pequenos para cozinhar separada.
Em uma panela coloque um fio de óleo a cebola e o alho e deixe dourar, logo em seguida jogue o bacon e a calabresa, então deixe que frite um pouco.
Coloque a mandioca com a mandioquinha que batemos no liquidificador, o restante da água, o frango desfiado, a couve picada e o resto dos temperos.
Por fim, leve ao fogo médio por 10 minutos para que apure o sabor.
Pronto! Já pode servir, finalize jogando cheiro verde por cima.
Caldo de Kenga de Liquidificador (mandioca e Frango)
Ingredientes:
1 cebola picada
1 cenoura cozida
500 gramas de mandioca cozida
500 gramas de mandioquinha cozida
1 peito de frango cozido pequeno
Couve picada
200 gramas de bacon picadinho frito
90 grama de calabresa picada
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de óleo.
200 ml de água
Modo de preparo:
Primeiramente, vamos cozinhar o frango, usando o tempero de preferência, não precisa usar muito tempero.
Logo em seguida, em uma panela frite o bacon picado em cubos e a calabresa picada, após fritar coloque em uma bandeja com papel toalha para escorrer a gordura.
No liquidificador coloque a mandioca e a mandioquinha cozida, com a cenoura cozida junto com 200 ml de água.
Em uma panela, coloque a cebola picada em cubos, o bacon, calabresa, e deixe a cebola dourar, adicione o peito de frango desfiado, e logo em seguida o caldo que bateu no liquidificador.
Por fim, coloque os temperos de sua preferência e por fim a couve. Pronto! Agora é só fazer algumas torradas temperadas para acompanhar esse caldo.
O que é Caldo de kenga? Como surgiu?
O Caldo de kenga trata-se de um caldo que é feito com peito de frango, bacon, calabresa, mandioca e mandioquinha, é uma receita tradicional da região de Salinas que fica localizada no norte de Minas Gerais. Ou seja, é uma receita tradicional da região de Salinas que fica localizada no norte de Minas Gerais.
O Caldo de kenga veio do norte de Minas Gerais como já citado e é chamado assim porque o principal ingrediente é o frango desfiado, sendo daí a relação com quenga, que quer dizer galinha/ frango.
E caso você esteja em busca de receita de caldos para vender ou caldo que seja barato para festa, prepare esta sugestão que é também ideal para esquentar em um dia frio, sobretudo após um dia de trabalho intenso.
Que com certeza os seus amigos e familiares vão gostar muito a consistência cremosa e o sabor que é delicioso deste tipo de caldo caseiro que por ser tão nutritivo, pode ser até servido como jantar ou sem um acompanhamento simples.
Agora você já saber como fazer o famoso Caldo de kenga que é um caldo feito com peito de frango, bacon, calabresa, mandioca e mandioquinha. Não espere esfriar para fazer essa receita.