Bolo fun piping – Flores de Chantininho 5/5 (1)

Vem conhecer o bolo fun piping (e a receita de chantininho)
Se quer saber sobre bolos criativos, divertidos, fofos e bonitos, você está no site certo. Nós amamos quando encontramos tendências desconhecidas ou recém-saídas do forno da confeitaria. É o caso do bolo fun piping.

bolo piping0

Para alguns, o nome é esquisito. Em alguns, ele causa uma leve cócega. Mas ele é tão inspirador, que merece um espaço de respeito em nossa página. Vem conhecer mais sobre o bolo fun piping e se anime para criar os seus também.

O que é bolo fun piping

O bolo fun piping possui uma massa leve, com recheio cremoso, e é decorado com uma charmosa cobertura de chantininho. A cobertura possui formato tubular com textura mais sobressalente ao bolo.

bolo chantininho

Ou seja, ele não possui uma cobertura lisa, uniforme e homogênea. Geralmente, são usados vários bicos de confeitar para chegar à experiência que se deseja alcançar. E as inspirações de formatos são diversas, mas as decorações que representam o fundo do mar, fábrica de chocolate e flores são as mais populares.

É bastante comum que elas tenham tons perfeitos de candy color, o que exige técnica e habilidade. Mas nada impossível de se aprender e aperfeiçoar, não é mesmo?

Quem faz afirma que a diversão e a beleza da produção são garantidas.

E o melhor: o bolo fun piping está muito na moda, por isso, é bastante encomendado para festas de mesversário, batizado, bodas e qualquer comemoração ou tema de festa.

O que é necessário para fazer o fun piping do bolo

Como dissemos antes, o material do fun piping é feito com chantininho. Além disso, você precisa ter um saco confeiteiro e uns 10 bicos variados de confeitar.

bicos para bolo fun pipping

Dentre eles, o bico concha; pitanga aberta e pitanga fechada para desenhar estrelas, flores, plissados; de pétalas para desenhar rosetas; de folhas e de perlé.

bicos de confeitar concha

Agora, vamos ao chantininho, que nada mais é que o chantilly de leite em pó. Ele é fácil de fazer, simples de usar na decoração, ótima fixação na decoração e tem um sabor especial. Vamos aprender a fazê-lo?

Ingredientes:
1 litro de creme para chantilly refrigerado por 12 horas na geladeira ou por 3 horas no freezer
5 colheres de sopa cheias de leite em pó
1 lata de leite condensado
Modo de fazer: Bata o creme para chantilly e adicione o leite em pó aos poucos até encorpar. Acrescente o leite condensado aos poucos e continue batendo, desta vez em velocidade baixa, até ficar firme.

Atenção:  todos os ingredientes devem estar gelados para garantir uma textura mais consistente.

Após terminar de fazer o chantininho, você pode adicionar o corante em gel da cor que desejar. É possível que nesse momento o creme fique mais amolecido. Mas não se preocupe, o chantininho é bastante resistente e perfeito para bolo fun piping.

Como fazer a decoração fun piping

Essa dúvida é simples de responder: basta ter habilidade com o bico do saco de confeiteiro que você fará bolos fun piping belíssimos.

Vamos a alguns pipings! Para os testes, você pode usar um papel manteiga. Assim, você treina até se sentir seguro, antes mesmo de se aventurar em um bolo de verdade.

1. Conchas:
Encha o saco de confeiteiro com o chantininho, pipe o creme, passe a ponta para criar uma cauda fina. Pipe o creme novamente e passe a ponta para cobrir a cauda. E permaneça de modo circular, até simular uma concha. A ideia é ir sobrepondo a cauda.

bicos conchas

2. Estrela:
Bem simples: use um bico estrela fechado, empurre pequenas gotas de chantininho ao longo da base.

bico estrela

3. Rosa:
Comece no centro, pipe o creme e o circule de modo fluido, no sentido anti-horário. Em vez de terminar o creme no topo, finalize para o lado.

bicos rosas

4. Flor de Liz:
Faça um fio central com o chantininho. Depois faça outro fio na lateral esquerda, mas com a ponta mais inclinada para fora. Depois faça o mesmo na lateral direita, também com a ponta superior inclinada para fora. Adicione pequenas gotas curvadas em ambos os lados.

Agora que você já sabe como fazer bolo fun piping, liberte a sua imaginação e faça sucesso com essa tendência.

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *