Bolo de Aipim (macaxeira) – Bolo de mandioca

Advertisement

Todo mundo sabe que o bolo é uma paixão nacional, presente no café da manhã, aniversários, ele está sempre lá. O Aipim é um produto bastante comum, comemos cozido, frito e hoje vamos ver a versão do bolo de aipim.

queijo e coco

Tem ideia do que é macaxeira? Sabia que é também conhecida como: aipim, mandioca, entre outros nomes? Trata-se de uma planta de grande importância no que diz respeito à alimentação mundial, sendo o cultivo de maior importância depois do trigo, arroz, milho, batata e cevada.
Isso mesmo hoje você vai aprender a fazer um bolo super fofinho, com aipim o bolo de aipim é um sucesso. Confira a receita:

bolo de aipim

Receita de Bolo de Aipim (macaxeira)

Ingredientes:
500 gramas de Aipim
100 ml de leite de coco (metade da garrafa pequena)
02 ovos
40 gramas de margarina (1 colher de sopa)
300 gramas de açúcar refinado (1+1/2 xícara)

Modo de preparo:
Primeiramente, unte a forma e reserve-a.

Então, no liquidificador, bata o aipim picado com os ovos, a margarina, o leite de coco e o leite líquido. Bata por 5 minutos.

Logo depois, coloque o açúcar e bata mais 2 minutos. Após esse passo, misture o coco com uma colher de pau ou espátula.

massa na forma
Por fim, asse em forno médio (180°) pré-aquecido por aproximadamente 35 minutos ou faça o teste da faca, enfiando a faca no centro do bolo ela deve sair com migalhas ainda pois este bolo é cremoso e pronto.

receita de bolo aipim receita

A macaxeira trata-se de uma planta com uma raiz tuberosa e também amilácea nativa da América do Sul, porém, também é encontrada em todos os trópicos, especialmente na América tropical. A planta faz parte da família das euphorbiaceae. Mercadores e os navegadores portugueses a trouxeram para África e para a Ásia no século XVI.

Algumas dicas para fazer um bolo de aipim perfeito:

Use uma forma suíça com furo 15×8 esse bolo rende dois.

Desenforme o bolo ainda morno, não muito quente, sempre dando tapinhas
na forma antes de virar a assadeira para garantir portanto que esteja totalmente solto
antes de virar.

bolo aipim

Sempre congelar em pote hermético vedado, ou embalado em plástico filme. Ao descongelar, então deixe ficar em temperatura ambiente antes de abrir ou desembalar.

bolo aipim cremoso

Bolo de Aipim Com coco

Ingredientes:
1 kg de aipim
200 gramas de coco ralado
200 gramas de manteiga
3 ovos grandes
3 xícaras de açúcar
1 xícara de leite

Como fazer:
Primeiramente, com a ajuda de um ralo, rale o aipim e o coco.

Em uma vasilha, misture a manteiga, o açúcar e os ovos.

Então, acrescente o restante dos ingredientes. e misture bem, até ficar uma massa bem homogênea.

Por fim,  Leve ao forno em forma untada e enfarinhada no forno 180 graus por 30/40 minutos.

bolo aipim com coco

Esse bolo fica bem coradinho por cima, e super macio e cremoso. Essa é uma das melhores receitas de bolo de aipim com coco.

Diferença de macaxeira para mandioca

A mandioca trata-se da matéria-prima de duas receitas típicas do Pará com um caldo amarelo que é extraído da mandioca e cozido por dias, sendo preparado o tucupi, com folhas e carne de porco salgada se prepara a maniçoba.

Já a macaxeira que é conhecida também como mandioca-mansa ou mandioca-doce, tem as suas raízes comestíveis, podendo ser consumida cozida de forma comum, frita ou assada. Essa variedade é também utilizada para o preparo de bolos e de pudins.

A macaxeira é destinada ao consumo familiar, enquanto a mandioca é utilizada pelo setor agroindustrial. Então, caso você veja alguém no nordeste dizendo que deseja comer mandioca, pode ser ligeiramente envenenado. Por sua vez, há vitaminas da macaxeira que são: vitamina c e vitamina B1, sendo rica em potássio, em fibras, folato e resveratrol também.

Como você viu a macaxeira por mais que seja conhecida como mandioca também, ela não é venenosa como a mandioca é, sendo por isso que a mandioca é utilizada pelo setor agroindustrial, enquanto a macaxeira é destinada ao consumo familiar.

Advertisement

Você também pode gostar!

Uma resposta para “Bolo de Aipim (macaxeira) – Bolo de mandioca”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *