Bicos Russos – Tudo que você precisa saber 5/5 (1)

Sabe aqueles lindos bolos decorados com flores feitas de buttercream ou glacê real? Verdadeiras obras de arte com cenários da natureza que mais parecem um mini bosque encantado!

O que são bicos russos?

Essa decoração, antes confeccionada apenas por confeiteiros experientes, agora é mais fácil de fazer graças a ferramentas criadas especialmente para esse propósito: os bicos russos. Também conhecidos como Russian Piping ou Russian Piping Snozzles, tratam-se de bicos de confeitar com aberturas diferenciadas que formam lindas flores com acabamento impecável e de um jeito muito mais prático que com o uso de bicos tradicionais, sem você precisar dominar nenhum tipo de técnica de confeitaria.

bisco russo

Como usar bicos russos

Não é preciso ter muita habilidade para usá-los e existem diversas opções, cada um com um efeito mais especial que o outro. Além de flores e folhas, os bicos russos também estão disponíveis em modelos que dão efeito de babado. Você pode soltar sua criatividade em bolos de aniversário, bolos de casamento, tortas, pavês, docinhos e cupcakes. Esse trabalho valoriza muito seus doces, que vão ficar com cara de vitrine de confeitaria!

guia bico russo

Para fazer uso de um bico russo, basta encaixá-lo em um saco de confeitar, encher com a cobertura de sua preferência e apertar para que o creme saia com o formato desejado. Apesar de ser uma técnica simples, há alguns cuidados para garantir que a execução ocorra sem erros.

Uma novidade além dos tradicionais bicos russos de flores, são os Bicos russos esferas, que fazem uma decoração linda no cupcake sem muito esforço:
bico russo esfera

Dicas para usar o Bico russo

O primeiro é sempre utilizar coberturas firmes, como buttercream e glacê real. Se preferir o buttercream, é indicado deixar o saco de confeitar já preenchido por alguns minutos na geladeira antes de começar a aplicação. Outra dica é evitar trabalhar em ambientes muito quentes.

como usar bico russo

Ao utilizar bicos tradicionais, muitas vezes é necessário posicioná-los a um ângulo de 45º da superfície. Já com os bicos russos, o ideal é mantê-los a 90º da base, ou seja, retos. Outra diferença é que, na hora de aplicar a cobertura, você não deve encostar o bico na base, mas deixá-lo a alguns milímetros de distância do bolo. Depois, puxe para cima devagar e com cuidado, apertando bem de leve. Quando estiver satisfeito com o tamanho, pare de apertar e, em seguida, levante sua mão para retirar o bico e fazer uma nova flor.

Para decorar com esses bicos, o ideal é utilizar sacos de confeitar descartáveis. Isso porque eles são mais grossos que os tradicionais, ou seja, você teria que fazer uma abertura maior em um saco de tecido que já tenha em casa.

Onde encontrar bicos russos

Os bicos russos de confeitar podem ser encontrados em grandes lojas especializadas em confeitaria ou em lojas virtuais.

Receita de cobertura para usar com os Bicos russos

buttercream receita

Receita de Buttercream
Ingredientes:
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado
2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de Preparo:
Na batedeira em velocidade alta e usando o batedor de arame, bata a manteiga até ficar fofa. Junte o açúcar até ficar fofinho (vai bater quase uns 6-8 minutos).
unte o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos.
Leve à geladeira por 5 minutos e empregue como desejado.

A receita básica é ideal para fazer aquela voltinha do cupcake. Se você quiser fazer um enfeite mais encorpado certamente precisará de mais açúcar no creme. Sendo assim, misture às colheradas até atingir a consistência desejada, ok?!
Mas existe um truque caso o buttercream esteja muito grosso, adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de leite ou creme de leite e se estiver muito fino adicione colheres (uma de cada vez) de sopa de açúcar de confeiteiro.
• Consistência firme – flores, laços, folhas…
• Consistência média – Cobrir cupcakes e bolos.
• Consistência fina – fazer arabescos, escrever nomes..

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *