Cone Trufado – Receitas de Sucesso

Quem não gosta de chocolate? Sim. Nós sabemos que essas pessoas existem, mas todos concordariam que são minoria, não é? Chocolate é a menina dos olhos da confeitaria e combina com quase todos os preparos. Receitas simples – e que levam chocolate – são uma ótima opção para quem trabalha com confeitaria e quer produtos unitários com um preço acessível.

cone trufado receitas

Cone trufado é um doce delicioso. Isso porque além do chocolate, tem um recheio que deve sempre ser cremoso e pode vir em diversos sabores. A graça aqui está no sabor e na textura crocante da casquinha, que combina perfeitamente com a cremosidade do recheio!

Vamos te ensinar três receitas que são sucesso garantido e normalmente atendem a diversos gostos.

O primeiro passo é escolher a casquinha que vai trabalhar, como falei antes pode ser a pequena, tradicional dos sorvetes ou a que chamam de cascão… Como já falei prefiro a pequena por ser mais lucrativa!

Escolhida a casquinha, é hora de impermeabilizar todas elas, para isso você vai precisar de cobertura de chocolate (pode ser branca, meio amarga, ao leite ou blend) como cobertura não precisa de temperagem ou choque térmico basta derreter no microondas de 30 em 30 segundos!

⋆ DICA: Fique atenta, mesmo não precisando de temperagem a temperatura no momento do derretimento não pode ultrapassar 45 graus, cobertura também queima e pode ficar inutilizável caso isso ocorra.

Receita de cone trufado tradicional

cone trufado tradicional

Ingredientes:
500 gramas de chocolate ao leite, amargo ou o branco;
200 gramas de creme de leite, de preferência fresco;
1 colher de sopa de rum;
1 colher pequena de emulsificante;
40 casquinhas para sorvete;
300 gramas de chocolate em pedaços;

Modo de fazer: 
Derreta as 300 gramas do chocolate fracionado em banho-maria, e depois espere esfriar.

Modo de preparo:
Agora é hora de blindar o lado de dentro de suas casquinhas. Isso significa banhar em chocolate toda a parede interna da casquinha de sorvete. Sim, toda. Esse passo é muito importante, pois é ele que vai impedir que o recheio umidifique a casquinha e a deixe mole do lado de fora. Mas não se preocupe, é fácil! Você pode usar uma colher, e depois ir girando o cone para o chocolate descansar.

Retire o excesso de chocolate, e deixe secar naturalmente antes de rechear o cone. Assim, a casquinha de sorvete não irá murchar.

Aqueça em uma pequena panela o creme de leite fresco (não precisa ferver), acrescentando as 500 gramas de chocolate para derreter aos poucos.
Misture até obter uma consistência homogênea. Agora coloque o rum e o emulsificante, e misture novamente. Leve à geladeira para facilitar o processo de firmeza.
Retire da geladeira e bata na batedeira ( isso só pode ser feito se você utilizou o creme de leite fresco), até que  fique clara e dobre de volume, e coloque na geladeira novamente. Agora é só rechear os cones com essa mistura, e passe chocolate derretido na borda para fechar o doce.

Aplique os confeitos de sua preferência, como granulados de chocolate, ou coloridos, dando um toque especial. Espere secar, e embrulhe os cones trufados.

Cone trufado de limão

cone trufado limao

Ingredientes:
750 gramas de chocolate branco ;
200 gramas de creme de leite;
1 colher de sopa de glucose de milho (um tipo de açúcar de milho);
6 colheres de sopa de suco de limão;
2 colheres de sopa de raspas de limão;
20 casquinhas para sorvete;
250 gramas de chocolate  ao leite fracionado picado;

Modo de preparo:
Em uma panela, derreta o chocolate branco em banho-maria, até ficar uma mistura homogênea. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, a glucose de milho, o suco e as raspas de limão, misturando bem.

Despeje em uma tigela e leva à geladeira por 20 minutos. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria, desligando o forno em seguida e esperando esfriar.
Blinde as casquinhas, retirando o excesso. Espere secar naturalmente até endurecer.

Recheie os cones com a mistura preparada na geladeira, e feche as casquinhas com chocolate derretido. Enfeite com chocolate granulado e outros confeitos do seu gosto. Embale o cone e coloque na geladeira.

Cone trufado de morango

cone trufa de morango

Ingredientes:
– 300 gramas de chocolate branco picado;
– 200 gramas de creme de leite;
– 2 colheres de sopa de pó para sorvete de morango;
– 10 casquinhas de sorvete;
– 250 gramas de chocolate  fracionado (para levar em banho-maria);

Modo de preparo: 
Em uma panela, derreta o chocolate branco. Depois de transformar em uma mistura homogênea, desligue o fogo e acrescente o creme de leite, junto com o pó para sorvete de morango, e misture bem. Despeje em uma tigela, e leve à geladeira por pelo menos duas horas.
Derreta o chocolate fracionado em banho-maria, e depois de derretido espere esfriar. Blinde as casquinhas, retirando o excesso. Espere secar naturalmente.
Recheie os cones com o creme de morango, e tampe com chocolate derretido. Decore com confeitos de sua preferência, e espere secar para embrulhar e depois sirva.

Dicas para preparar com cone trufado perfeito:

  1. Não usei todas as casquinhas, como armazenar? Em saquinhos bem vedados e longe da umidade, luz e calor.
  2. Como armazenar meus cones já prontos? Pode conservar na geladeira parte de baixo ou apenas no congelador/freezer ? Recomendo sempre bem embalado e fora da geladeira.
  3. Qual a durabilidade dos cones já recheados? Sem frutas eles duram tranquilamente 15 dias, mas sempre recomendo indicar 7 dias de validade. Se for morango ou outras frutas no máximo um dia!
  4. Devo banhar por dentro e por fora? Pode banhar somente por dentro, mas se sua região for muito úmida indico banhar dentro e fora!

Cone trufado é uma ótima opção para fazer e vender! Faz o maior sucesso!

cone trufado receitas

Teste e depois conte pra gente o que achou!

3 Comentários

  1. Gabi
  2. Marleny
  3. Dany

Deixe seu comentário