Pão de fermentação natural – Receita e Dicas 5/5 (1)

Quando falamos em fazer pão, logo aparecem várias receitas para fazer em casa o seu próprio. Porém na maioria das vezes essas receitas contam com o famoso fermento químico para ajudar no processo de preparação. Já ensinamos aqui a fazer diversos pães, incluindo o Pão brioche para hambúrguer.

Mas aqui vamos falar exatamente o contrário, já que é possível fazer a fermentação natural do pão, e existem muitos benefícios utilizando essa técnica.

pao fermentacao natural
Quer saber mais? Continue lendo e ainda aprenda uma receita no final!

O que é pão de fermentação natural

O pão de fermentação natural é um pão feito sem o fermento químico e que na maioria das vezes têm apenas 4 ingredientes, água, farinha de trigo, sal e fermento natural. Algumas pessoas não fazem esse tipo de pão, pois não querem esperar pelo tempo que ele pede, e com isso acabam usando o fermento químico para acelerar o processo, porém, depois de conhecer os benefícios que você pode ter com a fermentação natural, dificilmente vai querer fazer pães caseiros de outra maneira.

pao fermentacao natural

Origem da fermentação natural

Fazer fermentação natural é uma prática muito antiga, há registros de 3.500AC, quando essa já era uma técnica utilizada para fazer os pães, foi com o tempo que foram surgindo maneiras de acelerar a produção dos pães e assim conseguir produzir mais. Uma vez que um pão de fermentação natural pode levar mais que o dobro do tempo para ficar pronto.

pao fermentacao natural

Porém, hoje em dia pensando em alternativas que são mais saudáveis e também que proporcionam pães mais saborosos, o fermento natural vem sendo muito utilizado novamente.

Vantagens da fermentação natural em relação ao fermento químico

A função dos dois tipos de fermento é a mesma, ajudar no crescimento e maciez do pão. Porém, quando é feito um pão de fermentação natural, seu sabor é mais acentuado, devido uma presença maior da acidez natural. Além disso, a levedura, que é o mais importante dos fermentos, quando utilizada naturalmente está mais selvagem, já a do fermento químico está adormecida e precisa ser estimulada durante o uso.

Por causa disso, também é possível ter pães mais macios por dentro e crocantes por fora quando são usados a fermentação natural.
Outra vantagem de se fazer pão de fermentação natural é a umidade que existe nesse tipo de pão, ele como um todo tem um sabor muito mais acentuado do que o feito com um fermento químico. Inclusive pães de fermentação natural podem ser consumidos por veganos tranquilamente, e muitos restaurantes especializados já oferecem esse tipo de pão.

Mais um benefício do pão de fermentação natural é que ele é digerido mais rápido, pois é um pão mais leve e assim tem uma digestão melhor.
Esse pão também é conservado por um período maior, assim você produz o pão natural e consome por vários dias em sua casa.

Tempo de preparo do Fermento Natural

Quem deseja fazer pão de fermentação natural não pode ter pressa, pois ele vai demorar a ficar pronto. Mas o seu sabor compensa toda a espera. O tempo para que o fermento natural fique pronto para uso pode levar até 7 dias. Mas você só precisa de 2 ingredientes para fazê-lo, então vale a pena esperar para que ele fique pronto.

fermento natural

Como fazer o fermento natural

Você só precisa de água e farinha de trigo, essa precisa de ser de boa qualidade, já que tem influência direta na qualidade final do pão.
Inicialmente você irá usar 50 ml de farinha e 50 ml de água. Misture até ter uma massinha e então coloque um pano de prato cobrindo. Não coloque papel filme, pois a massa precisa de respirar enquanto a fermentação acontece.
Nos dias seguintes é preciso alimentar a massa, sempre acrescente mais 50 ml de água e 50 ml de farinha de trigo, até o 4 ou 5º dia. Depois desse período é possível saber se ele já está pronto para usar.

Durante o período de fermentação você deve manter a massa do fermento natural 20ºC a 26ºC e sempre alimentando durante os dias necessários para ficar pronto.
O fermento pronto para uso apresenta bolhinhas na massa, para mantê-lo vivo você pode deixar na geladeira. Mas quando for usar é preciso deixar alguma horas em temperatura ambiente antes de colocar na massa do pão, não use gelado.

o que é, vantagens sobre o fermento químico, origem, benefícios

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *