Glacê de Açúcar, cobertura branquinha 4.67/5 (3)

O glacê de açúcar é aquela cobertura, geralmente branquinha, que muita gente usa para enfeitar bolos e sobremesas.

Ele classicamente é branco, mas é comum, na confeitaria moderna, a adição de corantes das mais diversas cores para dar um toque diferente ao glacê de açúcar.

bolo com glace de acucar

Além de mudar a cor, também, há diversas receitas com a adição de limão, o que rende um gostinho cítrico ao morder a sobremesa.

Tipos de Glacê de Açúcar

Apesar de estarmos falando do glacê de açúcar, mas tradicional e simples, há também no mercado muitos tipos de glacê. A maioria deles é utilizado para a cobertura de bolos.

O glacê mármore, também chamado de pasta americana, é uma espécie de glacê mais duro, e a diferença nesse tipo do glacê em sua receita, se trata da adição de gelatina incolor, glucose e manteiga em sua receita.
Existe também o glacê real, que é quase a mesma coisa que o glacê de açúcar, sendo um pouco mais duro do que este, e um pouco mais mole, e crocante que o glacê mármore.

Se você quer aprender a fazer o glacê clássico, não é difícil fazer esse tipo de glacê, e por isso vamos ensinar agora como experimentar em sua casa, uma cobertura de bolo tão deliciosa como esta.

Receita de  glacê de açúcar

glace de acucar receita

Para fazer essa receita, você vai precisar de:
– Meia xícara de açúcar de confeiteiro;
– 1 colher de chá de leite.

Modo de Preparo do glacê de açúcar:
Em uma tigela, coloque meia xícara de açúcar de confeiteiro com 1 colher de chá de leite. Misture bem.
O ponto da calda é decidido no olho. Caso você ache que esta muito aguada, você deve colocar mais açúcar, e se tiver aparentemente empedrada, adicione mais leite.
Para colocar essa calda no bolo, você deve esperar o bolo esfriar totalmente, pois se o bolo estiver quente, não vai formar a casquinha sequinha na calda, que é aguardada.
Ainda, você pode substituir o leite por suco de limão, para que a calda tenha um sabor mais azedinho.

Para fazer esta calda colorida, é só realizar a mesma receita, mas adicionar corante, em pó ou em gotas, da cor escolhida.

No final, é só decorar, com a calda e outro item que achar interessante, como raspas de limão, morango em pedaços ou cereja, um clássico!

bolo com glace de acucar

Receita de Glacê de açúcar com Limão

Ingredientes:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo:
Em uma vasilha coloque o açúcar de confeiteiro, depois acrescente o suco de limão. Mexa até formar uma calda grossa. Pronto já pode usar seu glacê de açúcar com limão.

Aplicações do Glacê de Açúcar

Você não precisa utilizar essa deliciosa cobertura  de glacê de açúcar apenas para bolos caseiros.
Você ainda pode utilizar na decoração e finalização das conhecidas bolachas de natal e outros biscoito, ou ainda decorar os agora já bastante conhecidos cupcakes, que com a fama que adquiriram tem uma série de possibilidades de cobertura, inclusive com o uso do glacê de açúcar, branco ou colorido, para a sua decoração.

glace de acucar usos

Dificuldades para encontrar o ponto do glacê

Por ser feito muitas vezes manualmente, ou por falta de experiência, as vezes as pessoas possuem uma cerca dificuldade de alcançar o ponto do glacê  de açúcar.
Assim, uma ótima opção encontrada no mercado, é a substituição do ovo, pelo chamado pó de merengue.

Esse pó, que se trata de um tipo e clara de ovo desidratada, além de evitar o risco de caso de salmonela, pelo uso do ovo cru, ainda, facilita achar o ponto do glacê, que as vezes pela falta de experiência confeitaria realmente pode ser difícil de ser encontrado.

Ainda, esse pó de merengue, já vem com cheirinho de baunilha, diminuindo assim também o cheiro forte, muito presente na gema do ovo, quando usada em natura em receitas culinárias.

Esse pó, é tão bom, que ainda, aumenta a durabilidade do glacê, já que na receita clássica, fora da geladeira, o glacê endurece rapidamente, perdendo assim facilmente a sua funcionalidade (além de estragar muito rapidamente).

Avalie este post!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *